Documentos Oficiais
  Certificados de Auditoria
  Catálogo Geral
  Calendário Letivo
  Diversos
  Estatuto UFSM
  Informativos DCF
  PDI - UFSM
  Planos Diretores
  Portaria nº 2.864
  PPCs
  Relatórios de Gestão
  REUNI
  SOS Português
  Administração
  Gabinete do Reitor
  Pró-Reitorias
  Órgãos Executivos
  Órgãos Suplementares
  Unidades Universitárias
  Cursos
  Graduação
  Pós-graduação
  Ensino Médio e Tecnol.
  Educação a Distância
  Especiais
  Base de Jornais
  Casa do Estudante
  Declaração de Bens
  Ex-Alunos
  Intercâmbio / Exchange
  Plano de Saúde
  Rádio UFSM ao Vivo
  Página Principal
  Editais
  Eventos
  Licitações
  Links
  Notícias
  Página Inicial
  Endereço Postal
  Avenida Roraima,
  nº 1000
  Cidade Universitária
  Bairro Camobi
  Santa Maria - RS
  97105-900
  Fone: (55) 3220 8000


Plano de Desenvolvimento Institucional


A Santa Maria que Queremos


NIT


Secretaria de Apoio Internacional


ead


fatec


Portal dos Universitários


fome zero


portal transparência


portal dos convênios



4. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE

Pró-Reitor: Prof. João Luiz de Oliveira

Pró-Reitor Adjunto: Prof. Luiz Fernando Sangoi

Nossa Equipe:

Olnei Machado Meneghello
Lúcia Helena Machado Pistoja
João Oldiniz Pinheiro
Marta Teresa Gasparetto Feistauer
Carlos Marcelino Silveira Cabral
Simone de Oliveira Doico
Ezilma Rosangela Borges
José Alcir Rangel Fiqueiredo
Berenice Maciel da Rosa
Hamilton Prates Marques

A PRAE

No seu artigo 15, o Regimento da Geral da Universidade Federal de Santa Maria confere, à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- PRAE, a organização, direção, supervisionamento, e orientação das atividades universitárias no campo Cultural, Social e Assistencial. Cabe a PRAE também a promoção de políticas de integração do conjunto da comunidade universitária.

A Administração da UFSM, sob a orientação do Professor Reitor Paulo Jorge Sarkis, propõe que se deva avançar mais ainda no sentido de se entender a PRAE dentro de um processo político-pedagógico onde se deva buscar a qualidade da formação integral, a socialização e a permanência do estudante na Universidade Federal de Santa Maria.

Buscando essa meta, a PRAE passa efetivamente a se integrar no Projeto de descentralização administrativa e ações facilitadoras no que diz respeito tanto a procedimentos burocráticos, quanto a implementação de sistemas de modernização administrativa que viabilizem a participação e a corresponsabilidade da comunidade universitária nas tomadas de decisões.

A difícil situação que a Educação Pública brasileira vem enfrentando atualmente tem relegado o ensino superior a um estado de fragilização, muito embora seja nas Universidades Públicas que se concentra tanto qualitativamente quanto quantitativamente a maior produção de conhecimento do País. Os números desta fantástica produção são conhecidos, porém a comunidade acadêmica das Universidades ainda não conseguiu produzir alternativas capazes de barrar o avanço das idéias que defendem a desobrigatoriedade do Estado na manutenção do Ensino Público.

A Universidade Federal de Santa Maria, Instituição de Ensino Superior, Pública e Gratuita, vem demostrando ao longo de sua existência que a idéia de uma Universidade Pública pode e deve, através sua vocação de produzir conhecimentos, formar de agentes da transformação social visando ao desenvolvimento regional e nacional. Esse trabalho vem conquistando o respeito e a integração de toda uma região que reconhece, na sua Universidade, uma parceria efetiva na elaboração de alternativas viáveis para a construção de uma sociedade livre, plural e consequentemente democrática.

Dentro desse contexto a PRAE não pode ser entendida somente na perspectiva de um conjunto de programas de infra-estrutura básica que visam facilitar a estada do estudante na Universidade. Na verdade a PRAE deve ser entendida como um órgão que integra a Administração Central cumprindo um importante papel de articulação de um conjunto de ações visando à contribuição na formação de um profissional integral através de um grande projeto de Educação não Formal na UFSM.

Para fazer frente a esse desafio e prestar um atendimento eficaz, a PRAE apresenta-se com uma nova estrutura, moderna e ágil, obedecendo a preceitos de descentralização administrativa e desburocratização.

Fone: 220 8394
Fax: 220 8310
E-mail: prae@adm.ufsm.br
Prédio da Administração Central (Reitoria)
Andar Térreo - sala 127
Horário: 8:30 - 11:30h
           14:00 - 17:30h

Que benefícios você pode ter?

A UFSM oferece 06 (seis) Programas de Subsídio da Infra-estrutura Básica aos alunos matriculados nos cursos de Graduação e Ensino Médio / Colégios Agrícola e Industrial.
São eles:
1 - Bolsa de Alimentação;
2 - Bolsa de Transporte;
3 - Bolsa de Assistência ao Estudante;
4 - Moradia Estudantil;
5 - Bolsa de Formação Estudantil;
6 - Bolsa de Monitoria.

Como obter acesso aos programas?

O Cadastramento será feito todos os dias, no período de 19 de março à 13 de julho de 2001, conforme o início e término das aulas do 1º Semestre. De 13 de agosto até 17 de dezembro de 2001, conforme o início e término das aulas no 2º Semestre, período este explicitado no Calendário Escolar da Instituição. O cadastramento contendo o período, documentação necessária será publicado em Edital Público na Imprensa local.

O cadastramento será feito da seguinte forma:

a) retirada do formulário, todos os dias, das 09h às 11h30min e das 14h às 17h30min;

b) os documentos solicitados junto com o formulário preenchido, deverão ser entregues às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 11h30min no setor de Cadastro da PRAE.

Documentação necessária para o cadastramento:

a) declaração do Imposto de Renda completa do pai ou da mãe, onde apareça o cônjuge como dependente, ou separadamente junto com o recibo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2001;

b) declaração do Imposto de Renda Simplificada, em conujunto, ou Declaração do Imposto de Renda Simplificada do pai e da mãe, separadamente junto com o recibo de entrega da Declaração do Imposto de renda de 2001;

c) a Declaração do Imposto de Renda deverá ser entregue em cópia de papel, não em disquete;

d) a Declaração de Renda é familiar, portanto quem apresentar a Declaração do Imposto de Renda Simplificada, deverá apresentar:

1) Certidão de Casamento dos pais;
2) Certidão de Nascimento dos irmãos;
3) Termo de guarda;
4) se houver mais de um trabalhador no grupo familiar (irmãos, parentes ou o próprio acadêmico) deverá também ser apresentada a Declaração do Imposto de Renda dos mesmos.

Os documentos solicitados deverão ser entregues em xerox sem autenticação. A PRAE, não devolve documentos, mesmo para quem não teve o cadastro aprovado.

Bolsa de Alimentação

Os alunos com seus cadastros aprovados automaticamente passam a receber a "Bolsa de Alimentação", com direito a acesso aos dois restaurantes, nas três refeições, com subsídio de 80% (oitenta por cento) no preço de custo.

Os alunos que não pedirem ou que não obtiverem aprovação aos benefícios permanecem com o direito de utilização dos Restaurantes, com subsídio de 20% (vinte por cento) no preço de custo.

É importante não esquecer que todos os alunos usuários dos Restaurantes, subsidiados ou não, devem apresentar a carteira de acesso. Esta carteira é confeccionada e distribuída pela PRAE e deve ser retirada pelo aluno em datas previstas no Cronograma 2001.

Se você é aluno calouro do 2º semestre de 2001, procure a PRAE e retire sua carteira. Se você é veterano e não tem carteira, deverá solicitar sua carteira junto à PRAE e aguardar a confecção.

Se você já possuía sua carteira, mas a perdeu ou foi roubada, deverá registrar ocorrência policial e apresentar a cópia quando da solicitação de 2ª via. A PRAE, neste caso, encaminhará a confecção da nova carteira e lhe fornecerá uma autorização de acesso, para que seja usada enquanto você aguarda por sua carteira nova.

Bolsa de Transporte

Se você já é aluno aprovado no cadastramento sócio-econômico, já detém a Bolsa de Alimentação, mora longe do local de suas aulas e necessita de ônibus para locomover-se, poderá solicitar a Bolsa de Transporte.

A UFSM, indeniza 50% do custo da passagem estudantil para os alunos. Você que é aluno e que já paga "meia", poderá pagar apenas 25% do preço normal.

É importante entender que a UFSM considera que você utiliza dois transportes diários, um para ir e outro para voltar da Universidade.

Neste caso, o aluno que utiliza um ônibus para deslocar-se de sua casa para seu curso receberá o valor correspondente a uma passagem diária, 05 (cinco) dias por semana, pelo número de semanas que perdurar o semestre.

Se você utiliza 02 (dois) ônibus para vir à Universidade, basta multiplicar o cálculo por 02 (dois).

Esses valores são pagos , em conta única ou individual, no Banco do Brasil, Agência Campus.

Como solicitar Bolsa de transporte?

No final de cada semestre, a PRAE recebe os pedidos de Bolsa de Transporte para o próximo semestre. Você terá que apresentar um comprovante original de residência (aluguel, luz, água) e seu guia de matrícula.

Não são considerados, para fim de concessão da Bolsa de Transporte, os casos de estágio, bolsas ou outra atividade diferente do curso do aluno. O prazo para a solicitação está previsto no Calendário Escolar.

Moradia Estudantil

Se você é calouro e vai pedir para participar dos programas e moradia na UFSM, poderá ocupar o Centro de Triagem da UFSM, criado pela PRAE para possibilitar sua imediata acomodação em nosso campus universitário.

A Secretaria do Centro de Triagem funciona no prédio da União Universitária, 2º andar. (em cima do Restaurante Universitário).

Você deve inicialmente dirigir-se à Secretaria do Centro de Avaliação, PRAE/CEU II, no prédio da União Universitária, onde a Secretaria de Calouros da Diretoria/CEU II, conjuntamente com a PRAE , estarão aptos a recebê-los e encaminhá-los.

Após seu ingresso no Centro de Avaliação, você, automaticamente receberá uma carência provisória que lhe dará acesso ao Restaurante na condição de aluno carente.

Nos prazos previstos no cronograma 2001, você deverá proceder ao seu cadastramento quando então teremos uma posição final sobre a solicitação de carência e sobre sua permanência na Moradia Estudantil.

O não comparecimento do aluno para o cadastramento no prazo estipulado pelo cronograma 2001 causará o cancelamento automático de todos seus benefícios.

Bolsa de Assistência ao Estudante/PRAE

Esta bolsa é gerida pela PRAE, com ocupação de vagas pelas Unidades (Centros) e Subunidades (Departamentos) da Instituição e é regida pela Resolução 026/95.

A escolha dos alunos como bolsistas é de responsabilidade do Professor Orientador ou do Coordenador do Projeto.

As vagas da referida bolsa são colocadas à disposição das Unidades de ensino e estas as distribuem aos Departamentos.

São as subunidades (Departamentos), portanto, que escolhem os seus bolsistas e informam a PRAE.

Bolsa de Assistência ao Estudante - HUSM
Hospital Universitário de Santa Maria

A Bolsa HUSM/PRAE é gerenciada pela Coordenação de Recursos Humanos (CRH) do próprio HUSM. Os candidatos a essa bolsa deverão dirigir-se à Seção de Bolsas e Orçamento da PRAE, onde preencherão uma ficha de identificação de habilidades.

A PRAE, após a avaliação dos dados apresentados, repassa essas informações à CRH/HUSM, a qual nomeia os bolsistas de acordo com suas necessidades e disponibilidades.

A referida bolsa obedece a critérios de distribuição, pagamento e nomeação, determinados pela Resolução 026/95 apresentada, neste documento, na seção "Resoluções".

Existem ainda dois tipos de possibilidades para os alunos conseguirem ajudar na sua manutenção.

Bolsa de Monitoria

A Bolsa de Monitoria é uma atividade ligada à área de Ensino, com vínculo junto aos órgãos didáticos, regida e normatizada pela Resolução 020/96.

Bolsa de Formação Estudantil

A bolsa tem como objetivo auxiliar os alunos na participação de cursos, congressos, seminários etc..., fora de Santa Maria.

Para receber o auxílio o aluno deverá dirigir-se ao diretório acadêmico e solicitar acompanhado de folder, fax, etc. do evento a ser realizado que indique o local, data do evento. O D. A. solicitará a PRAE o atendimento, que uma vez recebido, deverá ser prestado contas da participação, através de certificados, atestados etc.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, também tem a preocupação com a complementação dos estudos formais dos acadêmicos. Nesse sentido estabeleceu junto com o LABLER - Laboratório de Redação e Leitura, um projeto de educação assistemática, com a possibilidade dos alunos freqüentarem aulas de espanhol, inglês e outras línguas totalmente gratuitas.

Maiores informações nos seguintes telefones: 220 8825 e 220 8089
Também tem o Laboratório de Informática informações no telefone 220 8264

Bolsa CIE-E

A Bolsa CIE-E (Centro de Integração Escola-Empresa) caracteriza-se como uma boa oportunidade para o aluno inserir-se em atividades práticas em empresas privadas.

Para obter uma vaga, basta você procurar o CIEE e manifestar o seu interesse. O CIEE funciona no prédio da CACISM, centro de Santa Maria.

Orgãos de Apoio ao Acadêmico da UFSM

Biblioteca Central
Reúne o material bibliográfico da UFSM em todas as áreas. O acervo é de livre acesso, mas é importante cadastrar-se na mesma para fins de retirada de material e uso de demais informações que você encontra no local.

Biblioteca Setorial
Reúne um acervo da área ligada aos cursos dos centros. Para seu uso é necessário um cadastramento feito a partir do comprovante de cadastramento da biblioteca Central.

CESMA
Cooperativa dos estudantes de Santa Maria. Foi fundada em 1978 por um grupo de estudantes e visa à defesa econômica, social e cultural de seus associados. Qualquer pessoa pode associar-se e usufruir de seus benefícios. A CESMA fornece material em geral para todos os cursos Universitários e outros, além da locação de vídeos e promoções culturais. Associe-se na CESMA e seja mais um beneficiado desta entidade. Informações na CESMA, rua Astrogildo de Azevedo, 68, fone (055) 221-9165.

Transporte Coletivo
Temos quatro linhas que fazem Cidade-Campus: "Universidade" com terminal na vale Machado; "Campus" com terminal na José Bonifácio; "Bombeiros" com terminal na Praça dos Bombeiros; e, "Tancredo Neves-Campus". Como estudantes, você tem o direito à meia passagem. Para isso, com um xerox do guia de matrícula e duas fotos, dirija-se para a Central de Atendimento ao Estudante na Av. Rio Branco, próximo ao terminal da Vale Machado e compre suas passagens. "Boa Viagem".

UEE
União Estadual dos Estudantes. Representa os estudantes universitário em nível do Estado.

UNE
União Nacional dos Estudantes. Fundada em 1950 por estudantes de várias universidades, com o intuito de influir na política educacional brasileira. É a entidade máxima dos estudantes em nível nacional. A sua diretoria tem mandato anual e é escolhida em congresso.

DA
Diretório Acadêmico. Representa os estudantes de cada curso. Enquanto o DCE (Diretório Central dos Estudantes) encaminha as lutas mais gerais de todos os estudantes, os DA's organizam, em cada curso, as lutas de interesse mais específicos. Desse modo, se você quiser ficar por dentro do que acontece no seu curso, participe das atividades dos DA's afinal ele lhe representa.

Assembléia Geral
É o fórum máximo de decisões dos estudantes.

Conselho de DA'S
É uma espécie de poder legislativo do movimento estudantil (ME), reúne todos os DA's ao menos duas vezes por mês.

CEPE
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. É o órgão superior deliberativo e consultivo da universidade para assuntos de ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes possuem oito representantes nesse Conselho, que é composto também por representantes dos professores e funcionários.

CONSUN
Conselho Universitário. É o órgão superior de deliberação coletiva da UFSM. Define a política geral da Universidade e encaminha assuntos administrativos. Os estudantes têm quatro representantes no CONSUN que é também composto por professores, funcionários e comunidade.

ANDES
Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior. Possui seção sindical local que representa os professores da UFSM.

ASSUFSM
Associação dos Servidores da UFSM.

DERCA
Departamento de Registro e Controle Acadêmico. Localizado no Prédio da Administração Central, 3º andar. Responsável pelo fornecimento de atestado de freqüência, atestado de matrícula, histórico escolar, desempenho no vestibular, diploma, etc.

RU
Restaurante Universitário. Fornece café, almoço e janta para os alunos com auxílio alimentação (carência) e apenas almoço para os demais alunos.

HUSM
Hospital Universitário de Santa Maria. (Se você não se sentir bem ou tiver algum acidente procure o setor PA - Pronto Atendimento e será atendido.)

PA
Pronto Atendimento do HUSM.

FASUBRA
Federação das Associações dos Servidores Universitários do Brasil.

FAPERGS
Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul.

PET
Programa Especial de Treinamento.

ABEAS
Associação Brasileira de Ensino Superior.

Rádio Universidade
A Universidade Federal de Santa Maria possui uma rádio AM, com excelente programação cultural e informativa. Localize seu dial no 800, vale a pena conferir.

Algumas Siglas Importantes:

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
ANDES - Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior
ANDIFES - Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior
APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria
C&T - Ciência e Tecnologia
CAL - Centro de Artes e Letras
CASM - Colégio Agrícola de Santa Maria
CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CCNE - Centro de Ciências Naturais e Exatas
CCR - Centro de Ciências Rurais
CCS - Centro de Ciências da Saúde
CE - Centro de Educação
CEF - Caixa Econômica Federal
CEFD - Centro de Educação Física e Desportos
CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
CEU - Casa do Estudante
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
COPERVES - Comissão Permanente de Vestibular
CPD - Centro de Processamento de Dados
CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
CT - Centro de Tecnologia
DCE - Diretório Central de Estudantes
FAPERGS - Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul, é um Fundação que incentiva a financia projetos de pesquisa
FATEC - Fundação de Apoio a tecnologia
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
FIPE - Fundo de Incentivo a Pesquisa
HUSM - Hospital Universitário de Santa Maria
JIPEE - Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino
MEC - Ministério de Educação e do Desporto
PEIES - Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superior
PET - Programa Especial de Treinamento
PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação
PROPLAN - Pró-Reitoria de Planejamento
PRPGP - Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa
PRRH - Pró-Reitoria de Recursos Humanos
RU - Restaurante Universitário
SEDUFSM - Sindicato dos Professores da UFSM




Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Processamento de Dados
Página desenvolvida pela Equipe Design/WWW - 2001