Documentos Oficiais
  Certificados de Auditoria
  Catálogo Geral
  Calendário Letivo
  Diversos
  Estatuto UFSM
  Informativos DCF
  PDI - UFSM
  Planos Diretores
  Portaria nº 2.864
  PPCs
  Relatórios de Gestão
  REUNI
  SOS Português
  Administração
  Gabinete do Reitor
  Pró-Reitorias
  Órgãos Executivos
  Órgãos Suplementares
  Unidades Universitárias
  Cursos
  Graduação
  Pós-graduação
  Ensino Médio e Tecnol.
  Educação a Distância
  Especiais
  Base de Jornais
  Casa do Estudante
  Declaração de Bens
  Ex-Alunos
  Intercâmbio / Exchange
  Plano de Saúde
  Rádio UFSM ao Vivo
  Página Principal
  Editais
  Eventos
  Licitações
  Links
  Notícias
  Página Inicial
  Endereço Postal
  Avenida Roraima,
  nº 1000
  Cidade Universitária
  Bairro Camobi
  Santa Maria - RS
  97105-900
  Fone: (55) 3220 8000


Plano de Desenvolvimento Institucional


A Santa Maria que Queremos


NIT


Secretaria de Apoio Internacional


ead


fatec


Portal dos Universitários


fome zero


portal transparência


portal dos convênios




UFSM terá seu primeiro curso de mestrado a distância

12/01/11   04:01:01

Professores e coordenadores dos novos cursos reuniram-se com o reitor em seu gabinete
O reitor da UFSM, Felipe Müller, reuniu-se na manhã de terça-feira (11) com coordenadores de quatro novos cursos de pós-graduação a distância. Trata-se das especializações em Filosofia, Matemática e Sociologia, todas elas voltadas para professores do ensino médio, e do primeiro curso de mestrado a distância da universidade: o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), dirigido a professores que atuam na educação básica.

As especializações devem começar neste ano, mas ainda não há definição quanto aos polos em que serão ofertadas. O mestrado será oferecido apenas no polo de Santa Maria. O Exame Nacional de Acesso, que vai selecionar os alunos da primeira turma do mestrado, será realizado no dia 19 de fevereiro. As aulas deste curso iniciam-se em 2 de abril.

Estes cursos a distância terão a mesma duração de um curso presencial normal, que é de um ano e meio para a especialização e de dois anos para o mestrado. Cada especialização abrirá 150 vagas e o mestrado terá 15 vagas. Os quatro cursos foram aprovados em editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O reitor parabenizou a Coordenadoria de Educação a Distância (EaD) pela conquista dos novos cursos para a universidade e criticou os opositores desta modalidade de ensino.

“Em todos os cursos, todas as disciplinas dão atividades extra-classe para os alunos. O que é isso? Não é educação a distância? As pessoas não se dão conta de que há 50 anos praticam ensino a distância no seu dia-a-dia na UFSM”, disse Müller.

Ele afirma ainda que na universidade “não pode existir 100% de separação” entre a EaD e os cursos presenciais. Para estreitar a relação entre estas duas modalidades de cursos da instituição, será criado o Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais da UFSM, o qual estará subordinado diretamente ao Gabinete do Reitor.

Outro ponto positivo saudado pelos presentes na audiência é a aproximação da universidade com as escolas de ensino fundamental e médio que estes cursos vão proporcionar, através da capacitação dos professores. Entretanto, na visão dos gestores do EaD na UFSM, o grande entrave para a qualificação destes professores permanece sendo a questão salarial.

“O fator principal é o salário. Há professores que ganham R$ 600,00 por mês, que não têm condições de vir de um município próximo e para os quais nós teríamos de dar até almoço no Restaurante Universitário”, expôs o vice-reitor Dalvan Reinert.

Hoje a UFSM tem cerca de 5 mil alunos no ensino a distância, distribuídos entre oito cursos de graduação, oito de especialização e um de extensão. Todos eles são realizados dentro do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Atualmente a Coordenadoria de EaD da UFSM é dirigida pelo professor Fábio da Purificação de Bastos, que também esteve presente na reunião. Dela ainda participou o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Carlos Alberto Ceretta.








Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social


Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Processamento de Dados
Página desenvolvida pela
Equipe Design/WWW 2001 - 2014