Creche Ipê Amarelo busca tornar-se instituição federal de educação infantil

16/03/11   15:03:37

O Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, conhecido como a creche da UFSM, comemora a aprovação da resolução N° 1 (de 10 março de 2011) do Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, que fixa normas de funcionamento das unidades universitárias de educação infantil. Até o momento, o núcleo se configura como projeto de ensino, pesquisa e extensão, mas, por meio desta resolução, pode regularizar a sua situação para se tornar instituição de ensino infantil federal. Outras 19 unidades de educação infantil em situação semelhante no país poderão se valer da resolução para conquistar a regularização.

Para que isto aconteça, dentre as principais exigências estão a igualdade de acesso, o atendimento educacional gratuito e atender aos padrões mínimos de qualidade definidos pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a diretora do Núcleo Ipê Amarelo, Viviane Cancian, a unidade já preenche os requisitos e padrões de qualidade exigidos pelo MEC, apenas algumas modificações arquitetônicas estão sendo realizadas para conquistar a regularização, o que deve acontecer em no máximo um ano.

Após a regularização, será possível contratar funcionários próprios para a creche, por meio de concurso público. Além disso, a seleção para alunos estará aberta a toda a comunidade, e não só para a comunidade interna da UFSM, como acontece atualmente. Viviane ainda afirma que a ideia é que a unidade, mesmo após institucionalizada, mantenha-se como espaço de ensino, pesquisa e extensão dentro da universidade e que continue sendo referência na educação básica.

A resolução do Conselho Nacional de Educação está disponível no link abaixo.

* Clique AQUI para visualizar o arquivo